Tomie Ohtake

Tomie Ohtake nasceu em Kioto, Japão em 1913 e faleceu hoje 12 de fevereiro de 2015. Veio para o Brasil aos 23 anos visitar o irmão que morava em São Paulo e não pode retornar ao Japão devido a Guerra do Pacífico. Aqui no Brasil conheceu seu marido, o engenheiro agrônomo Oshio Ohtake. Priorizou a família e só começou a pintar aos 39 anos.

No seu centenário foram feitas grandes exposições de sua obra, uma delas no Instituto Tomie Ohtake, que tem na presidência seu filho caçula, o designer Ricardo Ohtake. Seu filho mais velho, o arquiteto Ruy Ohtake projetou o Instituto Tomie Ohtake e também a casa/ateliê onde morava em São Paulo.

Considerada uma das maiores expressões da arte abstrata no Brasil tem obras por todo o país e no mundo. “Gosto de fazer obras públicas porque mais gente pode ver”, diz Tomie.

Apesar de ter começado tardiamente, ela manteve uma carreira produtiva até o fim comprovando o poder da criação e da arte.

 

Tomie Othake001

Tomie e sua mãe na casa da Mooca em São Paulo, onde ela viveu por três décadas com o marido e os filhos, e onde começou a carreira de pintora, escultora e gravurista.

Tomie no metro

Painel na estação de metrô Consolação em São Paulo, de 1991. São quatro painéis ao todo, compondo as Quatro Estações.

Tomie telas

tomie_ohtake_060813

Tomie-Ohtake-Sem-Titulo-2002-acrilica-sobre-tela-200-x-200cm-size-598

“As cores têm um valor objetivo, elas aparecem na obra para dar luz, contraste, profundidade, volume. Eu uso sempre roupas pretas, não sei como comecei a usar, mas gosto”.  O trabalho de Tomie se apresenta em cores intensas, para não se misturar com as obras quase sempre se veste de preto.

Tomie Othake 100 anos

Escultura em Santos para a comemoração dos 100 anos da imigração japonesa.

Tomie em açào

Tomie Ohtake em ação na foto de Luis Carlos Santos.

Deixe um comentário